quinta-feira, 28 de maio de 2015

No ar 7ª edição do Balada Curta

Um grupo de apaixonados por cinema se reúne no antigo Bar do Machado, ao lado do Teatro de Bolso. Outras imagens antigas mostram intelectuais como Antonio Roberto Fernandes, Paulo Barreto, Ricardo Pessanha e Belcy Drummond envolvidos em uma produção audiovisual. Os registros, ainda em preto e branco, estão no documentário Resgate do Cinema Campista, uma das produções na lista das que serão exibidas na 7ª edição do Balada Curta, evento que acontece amanhã, 29, a partir das 21h, na Associação de Imprensa Campista (AIC) – Tenente Cel. Cardoso, 460, Centro – com entrada franca.

O Balada Curta é um dos itens da programação da 25ª Semana da Imprensa que a AIC promove de hoje até segunda-feira (dia 1º) com o tema “O ensino de jornalismo nos 50 anos do curso do Uniflu”. Além da exibição dos curtas, o Balada apresenta outras atrações como uma programação especial com o Clube do Vinil de Campos, show de rock e apresentação do cantor Breno Azevedo. Também estão na agenda uma exposição coletiva de fotografias e o tradicional “Bar da Imprensa”.

Dirigido por Paulo Barreto, Resgate do Cinema Campista, um dos destaques, é uma das produções da Goytacá Filmes, que foi uma empresa de produções cinematográficas, pioneira na produção de filmes em 35 mm em Campos. Aborda os cinemas antigos de Campos e os filmes produzidos na cidade na década de 1970.

Outra atração da noite será o curta Tragos (2006), escrito e dirigido por Daniel Azeredo, com imagens gravadas pela saudosa jornalista Danielle Brandão no extinto Bar do Estranho. – Trata-se de um clássico cult da produção audiovisual campista – comenta o jornalista Wesley Machado, que divide a curadoria da mostra com o fotógrafo e produtor cultural Wellington Cordeiro.

Também está na programação a exibição do média-metragem 7Solidões (2015), dirigido por Carlos Alberto Bisogno, além da Sessão Web TV Campos e curtas da Fulanaíma Filmes, produtora do poeta, ator e diretor Artur Gomes. – Exibiremos também uma raridade: uma entrevista de Luizz Ribeiro concedida a Lula Ferreira em programa na Unitv – destaca Wellington.

Para o presidente da AIC, Vitor Menezes, o evento é uma forma de lazer e integração. – O Balada Curta é fruto do Coletivo de Audiovisual da AIC. A ideia é juntar as pessoas numa minifesta onde as diferentes tribos culturais possam se aglomerar e se expressar pela música, poesia e, principalmente, pelo audiovisual, que é o nosso foco. O objetivo é aproximar os realizadores do público num espaço de exibição, uma etapa importante da produção audiovisual, que a AIC tem possibilitado com este evento que já se tornou tradicional na cidade – comenta Vitor.

Semana da Imprensa – Hoje, na abertura, às 19h, na sala 204 do Campus I do Uniflu, haverá uma sessão do Cine Jornalismo AIC com o filme “O mercado de notícias (Brasil, 2014), seguida de debate. Amanhã, alunos expõe dados iniciais da pesquisa monográfica sobre os 25 anos da Semana da Imprensa. A mostra acontece também na Sala 204, às 19h.


A Semana da Imprensa segue no domingo (31) com mais uma edição do Imprensa Pelada – O futebol anual dos coleguinhas. A partida está marcada para as 10h, no Arena Soccer 12 (anexo ao Kennel). O encerramento será na segunda (1º), às 19h, na sala 204 do Uniflu com a mesa sobre “As perspectivas regionais no ensino de jornalismo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário